quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

American Trotter, uma raça especialista em provas de trote

As corridas que envolvem esses animais levam o mesmo nome da raça

Uma estrutura óssea diferenciada, dividida em um corpo longo e musculoso, permite a esses cavalos passadas mais longas e firmes. (Foto: Reprodução).
Uma estrutura óssea diferenciada, dividida em um corpo longo e musculoso, permite a esses cavalos passadas mais longas e firmes. (Foto: Reprodução).
A exemplo de outras raças que surgiram a partir de cruzamentos feitos com animais de alta linhagem, a história da American Trotter não é diferente. Essa raça, que tem uma utilidade específica, surgiu há cerca de duzentos anos. De acordo com levantamentos históricos, tudo teria começado a partir de um animal Puro Sangue Inglês chamado Messenger, que havia sido importado da Grã-Bretanhapara os Estados Unidos. Esse cavalo deu origem a uma raça chamada Standardbred, que também é popularmente conhecida como American Trotter. A forte característica da raça é produzir cavalos tipicamente trotadores.
Essa nome, Standardbred, teria sido criado por volta de 1879. Geralmente, a raça conta com animais cuja altura vai de 1,50m a 1,70m. Já o peso, varia entre 360 a 450 quilos. A pelagem dos animais American Trotter pode ser baio, preto, castanha e alazão. Uma estrutura óssea diferenciada, dividida em um corpo longo e musculoso, permite a esses cavalospassadas mais longas e firmes. Não demorou muito para que eles ficassem famosos em praticamente no mundo todo por serem muito habilidosos em corridas de arreio.
As corridas que envolvem esses animais levam o mesmo nome da raça, e tanto os cavalos como éguas são tratados como verdadeiros atletas. Ao contrário do Turfe, onde o fator preponderante é a velocidade em galope bastante acentuado, no Trote o animal não pode correr. Eles são controlados por jóqueis, que tem a responsabilidade de conduzi-los durante o percurso sentados em charretes especiais, também conhecidas por Sulky. Para que fique mais claro ainda, os cavalos trotadores movem as patas em pares diagonais. As patas dianteiras direita e esquerda avançam junto, o mesmo acontece com as traseiras.

Trotters nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos as corridas de “trotters” são muito comuns. No ano de 1982, um cavalo chegou a percorrer uma milha em 1min 53s. Esse seria o recorde mundial da modalidade. Enquanto que nosEstados Unidos a raça é bastante popular, no Brasil ela ainda não é muito explorada. Mas, o fato da Argentina, país onde aAmerican Trotter é mais difundida em termos de América do Sul, já ter iniciado um importante processo de reprodução da raça, alguns exemplares já são comercializados por aqui, principalmente nos estados do Sudeste.
E é nessa região, mais especificamente no Estado de São Paulo, que já tem até campeonato da modalidade. Cidades como Janiru, por exemplo, promove a Copa dos Campeões de American Trotter. Já em Campinas, ao lado do Aeroporto Internacional de Viracopos, no caminho da estrada velha de Indaiatuba, tem uma arena onde se pratica a corrida detrotadores. É em Campinas que fica a sede da Associação de Criadores do Cavalo de Trote e Carreira. Em outra cidade paulista, Piracaia, tem a Sociedade Paulista de Trote, fundada em 1944.